Equipes do Colégio Motiva são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Duas equipes de alunos do Colégio Motiva, em Campina Grande, foram convocadas para a final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos próximos dias 18 e 19 de agosto, na sede da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo. A competição teve início no último mês de maio e contou com a participação de 14,3 mil equipes, das quais 311 passaram para a etapa final. Segundo a organização da ONHB, 57,5 mil pessoas se inscreveram na olimpíada.

A  ONHB é um projeto de extensão da Unicamp, desenvolvido pelo Departamento de História por meio de docentes e alunos de pós-graduação e de graduação. A competição é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. As equipes que participam da olimpíada são compostas por um professor de História e três alunos, de modo que, no Colégio Motiva, os docentes que estão orientando as duas equipes selecionadas para a final são os professores Raíssa Costa e Lucas Trindade.

De acordo com os organizadores da ONHB, a olimpíada contou com seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, na internet e orientação do professor, em torno de temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades), capazes de provocar um impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Na sétima e última etapa da 10ª edição da ONHB, que será realizada em um sábado e em um domingo, as equipes farão a prova dissertativa, presencialmente, durante a manhã do primeiro dia, sem a presença do professor, que participará de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado será comunicado na manhã do dia seguinte, em uma cerimônia festiva, na qual serão distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais participantes receberão medalhas de honra ao mérito.

A ONHB

A ONHB foi criada em 2009 com o objetivo de trazer para o âmbito das ciências humanas uma olimpíada que pudesse estimular o conhecimento e o estudo, talentos, aptidões e, fundamentalmente, engajar os participantes em atividades de desafio construtivo. Além disso, também é objetivo da competição aproximar a Universidade e o conhecimento ali produzido ao conhecimento desenvolvido diariamente nas salas de aula, envolvendo professores e alunos. A competição também é uma oportunidade para os participantes conhecerem e confraternizarem com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

Saiba quem são os alunos finalistas da ONHB:

Fábio de Araújo Leite Medeiros – 9º ano (Ensino Fundamental)

Lívia Monteiro Marques Morais – 9º ano (Ensino Fundamental)

José Ítalo Barbosa de Brito – 9º ano (Ensino Fundamental)

Carolina Martins Freitas – 2º ano (Ensino Médio)

Luanna Macêdo de Lima Bezerra – 2º ano (Ensino Médio)

Maria Clara Davi Paixão – 2º ano do (Ensino Médio)