Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Equipes do Colégio Motiva são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Duas equipes de alunos do Colégio Motiva, em Campina Grande, foram convocadas para a final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos próximos dias 18 e 19 de agosto, na sede da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo. A competição teve início no último mês de maio e contou com a participação de 14,3 mil equipes, das quais 311 passaram para a etapa final. Segundo a organização da ONHB, 57,5 mil pessoas se inscreveram na olimpíada.

A  ONHB é um projeto de extensão da Unicamp, desenvolvido pelo Departamento de História por meio de docentes e alunos de pós-graduação e de graduação. A competição é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. As equipes que participam da olimpíada são compostas por um professor de História e três alunos, de modo que, no Colégio Motiva, os docentes que estão orientando as duas equipes selecionadas para a final são os professores Raíssa Costa e Lucas Trindade.

De acordo com os organizadores da ONHB, a olimpíada contou com seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, na internet e orientação do professor, em torno de temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades), capazes de provocar um impacto positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Na sétima e última etapa da 10ª edição da ONHB, que será realizada em um sábado e em um domingo, as equipes farão a prova dissertativa, presencialmente, durante a manhã do primeiro dia, sem a presença do professor, que participará de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado será comunicado na manhã do dia seguinte, em uma cerimônia festiva, na qual serão distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais participantes receberão medalhas de honra ao mérito.

A ONHB

A ONHB foi criada em 2009 com o objetivo de trazer para o âmbito das ciências humanas uma olimpíada que pudesse estimular o conhecimento e o estudo, talentos, aptidões e, fundamentalmente, engajar os participantes em atividades de desafio construtivo. Além disso, também é objetivo da competição aproximar a Universidade e o conhecimento ali produzido ao conhecimento desenvolvido diariamente nas salas de aula, envolvendo professores e alunos. A competição também é uma oportunidade para os participantes conhecerem e confraternizarem com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

Saiba quem são os alunos finalistas da ONHB:

Fábio de Araújo Leite Medeiros – 9º ano (Ensino Fundamental)

Lívia Monteiro Marques Morais – 9º ano (Ensino Fundamental)

José Ítalo Barbosa de Brito – 9º ano (Ensino Fundamental)

Carolina Martins Freitas – 2º ano (Ensino Médio)

Luanna Macêdo de Lima Bezerra – 2º ano (Ensino Médio)

Maria Clara Davi Paixão – 2º ano do (Ensino Médio)