Alunos participam de plantio de árvores e conhecem jogo que ajuda a cuidar do Meio Ambiente

Por entender o cuidado com o Meio Ambiente como uma das formas de contribuir para a sustentabilidade do planeta, o Colégio Motiva participou, nesta sexta-feira (8), do plantio mudas de árvores nas imediações da unidade Jardim Ambiental, no bairro do Catolé, em Campina Grande. A ação aconteceu por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), através do projeto “Minha Árvore”. Na oportunidade, também foi apresentado aos alunos um aplicativo criado com o intuito de aumentar a cobertura vegetal na cidade e despertar a consciência ambiental nos usuários, por meio de um jogo digital.

O plantio das mudas de várias espécies, como Mororó, Palmeira e Ipê, foi realizado na lateral da escola, envolvendo os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental I. “A gente agora vai ter uma paisagem ainda mais bonita”, comentou a aluna Sabrina Sousa, 8 anos, que participou do plantio e nomeou uma das árvores de “C-Ambiental”.

Em seguida, o aplicativo “Minha Árvore” foi apresentado às turmas dos 5º anos do Ensino Fundamental I. Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Ateliê de Computação e Cultura (CompCult) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Através dele, o usuário pode solicitar o plantio de mudas e se divertir com um jogo com missões e quizzes. O app é gratuito e está disponível para download no Google Play, inicialmente, apenas para Android.

Conforme um dos desenvolvedores do aplicativo, o estudante de Ciências da Computação, Adiel Andrade, o “Minha Árvore” também proporciona a interação entre os usuários com compartilhamento de fotos, localização e facilita o gerenciamento das árvores pela Sesuma. Além de buscar aumentar a cobertura vegetal na cidade, a iniciativa visa conscientizar a comunidade, de forma criativa, e estimular o desenvolvimento de ações concretas em prol do meio ambiente.

O aluno Pedro Gouveia,10 anos, foi um dos que instalou o aplicativo no celular e se divertiu cumprindo as missões propostas pelo game. “Foi muito legal! Eu me diverti bastante jogando, sem falar que dá para gente ajudar a plantar mais árvores na cidade”, ressaltou.

De acordo com a Sesuma, atualmente, Campina Grande conta com quase 60 mil árvores, das quais, cerca de 32 mil foram plantadas ao longo dos quatro anos de existência do projeto que leva o mesmo nome no aplicativo. Agora, com a criação do aplicativo, a intenção é aumentar, consideravelmente, o número de árvores em Campina Grande.

Lançado em 2014, o projeto “Minha Árvore” tem o objetivo de favorecer a melhoria do microclima, recuperar áreas urbanas degradadas, além de sensibilizar a população e comunidade escolar mediante ações diretas de educação ambiental, para tornar a cidade uma das mais arborizadas do país e modelo para outros centros urbanos.

A participação do Colégio Motiva nessa ação faz parte do ciclo de atividades que foram desenvolvidas ao longo desta semana na escola, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, para engajar os alunos em iniciativas responsáveis que colaboram para o desenvolvimento sustentável.