Atletas do vôlei masculino disputam etapa regional nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2018

Atletas do time masculino de vôlei sub-14 do Colégio Motiva, de Campina Grande, disputam a etapa regional nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2018, que este ano acontece em Natal, no Rio Grande do Norte, desta quarta-feira (12) até o próximo domingo (16). Nesta etapa da competição, considerada a maior competição estudantil do país, cerca de 1,3 mil alunos-atletas, entre 12 e 17 anos, vão estar reunidos, disputando vagas para a etapa nacional nas quatro modalidades coletivas do evento: basquete, futsal, handebol e vôlei.

De acordo com o professor de voleibol da escola, Ricardo Silveira, a presença dos atletas do colégio, nesta etapa da competição, é inédita e foi um resultado de cerca de dois anos de preparação, que incluem uma rotina intensa de treinamentos e participações em campeonatos paraibanos, o que serviu para a aquisição de experiência, bem como para estimular os atletas. O time, inclusive, foi campeão invicto da etapa estadual dos Jogos Escolares, em João Pessoa.

“Nós realizamos todo um trabalho com foco em competições importantes, como os Jogos Escolares, e, agora, as nossas expectativas em torno dessa competição são as melhores. Sabemos que vamos jogar com várias equipes fortes do Nordeste e vamos nos empenhar para fazer um bom campeonato, a fim de que nossos atletas adquiram mais experiência e se desenvolvam, tanto do ponto de vista técnico como pessoal, a partir das experiências que eles vão vivenciar”, comentou Ricardo Silveira.

A competição

Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador dos Jogos Escolares da Juventude, nesta primeira etapa, doze locais de competições espalhados pela capital potiguar receberão as competições. Divididos em duas faixas-etárias, 12 a 14 e 15 a 17 anos, os jovens de escolas públicas e particulares de oito estados da Região Nordeste estarão em busca da classificação para a etapa nacional da competição.

Nesta quarta-feira, acontecem as reuniões técnicas que definirão os confrontos nas quatro modalidades. Entre quinta e sexta-feira, dias 13 e 14, serão disputadas as partidas da fase classificatórias. Sábado e domingo, dias 15 e 16, serão realizadas as semifinais e finais.

Novo modelo

Com o novo modelo de competição implementado este ano, os Jogos Escolares da Juventude terão outras duas etapas regionais, em Manaus (entre 19 e 23 de setembro) e Joinville (entre 26 e 30 de setembro). Em novembro, o evento retorna a Natal, para a fase nacional, que terá a participação de quase 6 mil atletas. Ao longo das etapas, os Jogos Escolares reunirão cerca de 2 mil escolas, de 1.220 municípios de todos os 27 estados do Brasil em torno da prática esportiva e da construção da cidadania.

Participarão das três etapas regionais escolas representantes dos 27 estados do país. As quatro equipes semifinalistas de cada modalidade, no masculino e no feminino, por etapa e faixa etária, se classificam para a disputa do evento principal. A etapa nacional, em Natal, será disputada entre 12 e 25 de novembro.