Equipe do Colégio Motiva é finalista na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Uma equipe do Colégio Motiva está na final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que ocorrerá nos dias 17 e 18 deste mês de agosto, na sede da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo.

A  olimpíada teve início no mês de maio, com a participação de 18,5 mil equipes e um total de 73 mil inscritos, atingindo recorde de participantes, ainda de acordo com a organização. Ao longo da competição, as equipes foram instigadas a debater e estudar a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens, músicas e textos.

Um total de 67 cidades, de todos os estados brasileiros, estarão com equipes na sétima e última etapa da competição e o Colégio Motiva estará representado, através da unidade de Campina Grande, pelo grupo formado pelos alunos do 3º ano do ensino médio:  Lucas Costa Leite, Gabriella Clemente do Rêgo e Luanna Macêdo de Lima Bezerra, além do professor de História, Lucas da Trindade Moura.

Sobre a olimpíada

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Unicamp, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações (MCTIC), por meio do edital de Olimpíadas Científicas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A ONHB traz, para o âmbito das ciências humanas, este tipo de competição, com o intuito de estimular o conhecimento, o estudo, os talentos e as aptidões, a fim de envolver os participantes em atividades de desafio construtivo. Além disso, a olimpíada visa aproximar a universidade e as escolas, em torno do conhecimento histórico, por entender que ele é um dos mais importantes para a formação profissional e pessoal, assim como é fundamental na construção da cidadania.