‘Yes Stress’: atividades de relaxamento e descontração agitam alunos do 3º ano

Cobrança, pressão e estresse! Tudo isso faz parte da intensa rotina de estudos que os alunos do 3º ano do Ensino Médio estão vivenciando ao sentirem se aproximar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que é natural para o processo de aprendizagem e de preparação para essa nova etapa da vida, com novas responsabilidades. Mas conciliar essa rotina com a prática de atividades prazerosas também contribui para que os alunos possam ter um bom desempenho, e foi pensando nisso que o Colégio Motiva promoveu, na manhã desta quinta-feira (14), em Campina Grande, o lançamento do projeto ‘Yes Stress 2018’, descontraindo os estudantes com dicas de alongamento e uma aula de fit dance.

Durante o intervalo, no Espaço Cultural Poeta Amazan, da unidade Motiva Centro, os alunos do 3º ano participaram, primeiramente, da sessão de alongamento, na qual obtiveram dicas para relaxarem após horas de estudos, aliviando as tensões do corpo. Em seguida, foi o momento de extravasarem, com a aula de fit dance, aprendendo passos para dançarem os hits do momento e canalizar boas vibrações para voltarem para as salas de aulas revigorados e entusiasmados.

De acordo com a coordenadora pedagógica do 3º ano do Ensino Médio, Élica Julianne Nobre, o ‘Yes Stress’ desconstrói o pensamento de que o estresse é algo negativo, à luz do entendimento de que, na medida certa, ele é um fator importantíssimo para a vida dos alunos, no momento em eles estão sendo preparados para encarem os desafios da vida acadêmica, bem como as responsabilidades do mercado de trabalho. Entretanto, ainda de acordo com a coordenadora, para que isso seja possível, é preciso que a metodologia de aprendizagem esteja em sintonia com o bem-estar dos alunos, o que implica o equilíbrio do corpo e da mente.

A proposta de momentos como esses é repassar aos alunos orientações sobre atividades que eles possam realizar em casa, nos intervalos de estudos, para melhorarem, por exemplo, a capacidade de concentração, o humor e a qualidade do sono. Ao longo desse ano, outras ações vão ser realizadas na escola com essa finalidade, possibilitando com que os alunos possam amadurecer para encarar os compromissos, sem comprometer a qualidade de vida.