Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Institucional

Apresentação

O Colégio Motiva é referência no estado da Paraíba e na região Nordeste, atuando nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na ‘Escola das Grandes Conquistas’ o aluno é conduzido em um processo que visa seu desenvolvimento integral, para a vida e para seu futuro, e sua preparação para o exercício pleno da cidadania.

Estrutura

Estrutura

Salas Equipadas

Salas Equipadas

Cultura e às artes

Cultura e às artes

Áreas esportivas

Áreas esportivas

O Colégio Motiva oferece uma equipe multidisciplinar preparada para lidar com a responsabilidade de formar grandes cidadãos. Nosso dever vai além do ensino e passa pela formação intelectual e social do aluno. Contamos com o trabalho de: – Tutores – Professores – Babás – Nutricionistas – Psicólogos – Enfermeiros – Auxiliares de coordenação – Coordenadores – Supervisores

Nossa História

Desde o início de sua história, o Colégio Motiva foi reconhecido por seus projetos interdisciplinares e, ao longo do tempo, por destacar-se em Olimpíadas Científicas, Jogos Escolares e, principalmente, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que sempre ocupa os primeiros lugares na Paraíba. Sabemos que a escola é uma construção coletiva feita por nossos alunos, famílias, professores e todos os colaboradores da instituição. Ter a melhor estrutura do estado da Paraíba só colabora com as nossas grandes conquistas. Um grande colégio não pode referir-se apenas ao seu tamanho. Tudo isso conta, claro, mas sabemos que o grande legado que estamos construindo para a vida toda é a educação.

2000

Em fevereiro de 2000 surge, em Campina Grande, uma nova escola, a unidade do Motiva Centro. Pequena em dimensões físicas, mas com o propósito de levar para a sociedade um modelo de ensino interdisciplinar e inovador.

2001

No ano seguinte, partindo de um projeto focado em uma instituição de ensino inserida em um ambiente privilegiado pela natureza, com um projeto focado em uma pedagogia inovadora, foi inaugurado, também em Campina Grande, no bairro do Catolé, o Motiva Jardim Ambiental. A nova sede possibilitou o convívio harmônico dos estudantes com o meio ambiente, devido a sua estrutura inédita no estado da Paraíba.

2003

Em 2003, a escola chegou à capital paraibana, João Pessoa, com a instalação da unidade Motiva Miramar, localizada no bairro de mesmo nome. A nova unidade nasceu com o objetivo de ser referência de ensino em toda Paraíba. Este foi o primeiro grande passo para a ‘Escola das Grandes Conquistas’, ser reconhecida como um complexo de educação moderno e de excelência.

2004

Em 2004, depois das três unidades já consolidadas, a instituição inaugurou o Motiva Ambiental, no bairro de Manaíra, mais uma unidade na cidade de João Pessoa, com a mesma proposta do Motiva Jardim Ambiental de Campina Grande. A unidade foi construída para ser uma escola com espaços planejados para estimular o aprendizado, oferecendo a melhor infraestrutura educacional da capital.

2008

No ano de 2008 o Colégio Motiva torna-se integrante do Programa de Escolas Associadas às Organizações das Nações Unidas para a Educação (PEA-Unesco). Através do selo nosso colégio faz parte de uma rede internacional de centenas de escolas em todo o mundo que trabalham conjuntamente com projetos dirigidos à ampliação da consciência de cidadania, cultura de paz, multiculturalismo, ética, solidariedade e responsabilidade ambiental na busca de formar líderes capazes de transformar e melhorar a vida na sua comunidade.

2016

No ano de 2016, o Colégio Motiva concretiza um grande sonho e inaugura mais uma etapa de sucesso em sua história. A unidade Motiva Oriental, localizada no bairro do Altiplano, em João Pessoa, ponto mais oriental das Américas, com uma área de 45.000 metros quadrados, foi planejada através de uma megaestrutura para estimular a aprendizagem e o desenvolvimento dos saberes.

2017

Em 2017 o Colégio Motiva forma parceira do Google for Education com o objetivo aliar o ensino tradicional à tecnologia para possibilitar uma aprendizagem cada vez mais significativa. Através de aplicativos os nossos alunos têm à disposição uma sala interativa para a realização de atividades. Nossos alunos também contam com a utilização dos óculos de realidade virtual e de ChromeBooks que substituem os cadernos em algumas atividades e permitem interação online entre estudantes e professores.

2018

Com uma história sempre permeada de inovação e ousadia em busca de uma educação de excelência, o Colégio Motiva torna-se em 2018 escola com Programa de Educação Bilíngue para o Ensino Regular, além do Sistema Integral, potencializando a prática da segunda língua desde os anos iniciais da vida escolar.

Projetos

O Colégio Motiva realiza, através do Setor de Psicologia, o Projeto Vocare, que tem como objetivo principal orientar e facilitar de forma grupal seus alunos na busca do autoconhecimento e na identificação de habilidades relacionadas a sua escolha profissional. Os encontros oferecem um espaço de reflexão acerca desta importante decisão e suporte psicoemocional neste momento de escolhas. As reuniões acontecem em grupo, buscando fazê-los entrar em contato com o “eu”, seus desejos, interesses, aptidões e reconhecimento de suas capacidades de realizar seus objetivos e atingir suas metas.

O projeto visa despertar o interesse dos alunos pela leitura para desenvolver o hábito de ler e formar cidadãos mais críticos. Para tanto, realiza diversas atividades como visitas à biblioteca, empréstimos de livros, momentos diários de leitura e contação de história em sala de aula, dramatizações, recontos e o envio de livros para casa na sexta-feira, proporcionando assim uma maior participação da família nas atividades promovidas pela escola.

A Semana de Arte, Cultura e Ciência contribui para a formação de crianças e jovens competentes, autônomos, criativos, talentosos e solidários. O projeto tem a intenção de trabalhar as competências e habilidades dos alunos, despertando talentos nas artes e ciência através de representações e experimentos. O projeto leva-os também a trabalharem em grupo analisando situações, fazendo escolhas, realizando planejamentos e estimulando o espírito de liderança.

O Projeto Valores tem por objetivo o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana e conscientizar o aluno do papel social da escola, de modo a oportunizar reflexões que visam o bem-estar da sociedade e o fortalecimento da autonomia. Ao longo do ano letivo são trabalhados valores como respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, através de diversas atividades (música, conversas informais, confecção de cartazes, trabalhos em grupo, produção de texto).

Com a finalidade de despertar nos alunos atitudes de solidariedade, fraternidade e cidadania, o Colégio Motiva desenvolve o Projeto Solidariedade que promove ao longo do ano letivo campanhas para arrecadação de diferentes itens (livros, fraldas, alimentos, material de higiene pessoal, brinquedos). Os donativos são trazidos por alunos, familiares, professores e colaboradores. As doações são feitas para entidades filantrópicas, ONGs, hospitais, escolas públicas e comunidades em situação de vulnerabilidade. Em alguns momentos, além de realizar a doação, os alunos participam diretamente do processo final, distribuindo nas entidades os produtos arrecadados.

O Projeto Lanche Vitaminado tem por objetivo conscientizar as famílias dos nossos alunos sobre a importância dos benefícios de uma alimentação saudável estimulando em sala de aula mudanças de hábitos alimentares. Nossas cantinas não comercializam bebidas com baixo teor nutricional ou alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura saturada, de gordura trans ou sódio. Além de trabalhar regularmente em sala de aula atividades que estimulam a alimentação saudável, mensalmente a escola envia para as famílias um texto educativo e um cardápio construído por uma nutricionista para orientar os responsáveis sobre como equilibrar o cardápio das crianças.

Dormir na escola para as crianças é uma aventura fantástica! O Mimotiva é um projeto desafiador que permite aos alunos vivenciarem experiências auxiliando-os a desenvolver a independência. Muito mais que dormir fora de casa, o objetivo do Mimotiva é ampliar a autonomia e a responsabilidade, estreitando vínculos de amizade por meio de atividades prazerosas, lúdicas e coletivas. O encontro com os amigos em um momento de lazer, o contato com o professor fora da sala de aula e a magia da noite envolve as crianças em um mundo diferente e cheio de imaginação.

O Projeto Emanuel visa trabalhar valores éticos, espirituais e humanos com o propósito de valorizar a fé, o amor e a fraternidade entre os homens. As atividades (reflexões com textos, músicas, parábolas, fábulas) referentes ao projeto são realizadas semanalmente e conduzidas pelo “líder Emanuel” (aluno da sala, escolhido pelos demais).

Através da exibição de filmes e documentários, o MOTIVA complementa a ação conteudística com análises de filmes atividades pedagógicas/eventos cujas temáticas correspondem à continuação dos conteúdos ministrados em sala de aula, com posterior discussão entre os presentes, sempre com a mediação de professores que ministram conteúdos afins.

O Projeto Liderança faz parte dos projetos permanentes da Escola e é muito importante para o Motiva porque tem o objetivo de despertar nos alunos a capacidade de conduzir, liderar, assim como, influenciar, de forma ética e positiva, o processo de organização e relacionamento em sala de aula. Busca estimular valores como confiança, responsabilidade, honestidade e respeito.

Durante o horário da aula nossos alunos visitam bairros, pontos históricos, museus, instituições, reservas ecológicas ou outros lugares, criando situações ideais para os estudos de campo. A alegria da aula, a interação dos alunos no ônibus e a oportunidade de relacionar o estudo teórico com a prática, são ingredientes que compõem o sucesso do projeto.

O Colégio Motiva, através do Projeto Renove, arrecada papéis usados para reutilização. Todo o material recolhido é vendido e a renda adquirida é revertida para a Escola Rural do Carmelo. A instituição tem como objetivo a educação de crianças, jovens e adultos que vivem na zona rural do município de Bananeiras, brejo da Paraíba.