Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Bibliocine promove atividades em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, as bibliotecas infantis Ziraldo e Maurício de Sousa do Colégio Motiva, em João Pessoa, realizarão sessões especiais dentro do projeto Bibliocine. Os vídeos serão exibidos durante o horário do intervalo nos turnos da manhã e da tarde, nas unidades Ambiental e Oriental, destacando a história e as obras de Monteiro Lobato.

Na oportunidade também serão exibidos episódios da última versão em desenho do Sítio do Picapau Amarelo. Os desenhos são baseados na obra “Reinações de Narizinho”, histórias que foram transformadas em pequenos episódios de 11 minutos.

O Projeto Bibliocine exibirá também o vídeo João e Maria, do canal Fafá Conta, da atriz e contadora de histórias Fafá, de Curitiba. O canal disponibiliza vídeos contando histórias de forma criativa utilizando um boneco de pano criado por ela: o Lelê. O Fafá Conta surgiu com a proposta de levar conteúdo de qualidade do YouTube para as crianças, com o foco na literatura infantil.

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura brasileira do século XX, o escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é também chamado de Dia de Monteiro Lobato. Essa comemoração foi criada em 2002 por meio da Lei n.º 10.402/02.

Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.

|Texto | Érica Chianca   |Fotos| Artur Cavalcanti