Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Colégio Motiva realiza Simulação da ONU

Os modelos das Nações Unidas, ou simulações, acontecem por todo o mundo fazendo com que as atividades desenvolvidas no âmbito desses fóruns de debates se tornem cada vez mais reconhecidas pela sociedade. Pensando nisso, o Colégio Motiva realizará a primeira Simulação nos moldes das reuniões da Organização das Nações Unidas da sua história, iniciativa pioneira no estado da Paraíba, no âmbito escolar. O evento acontecerá nos dias 20,21 e 22, reunindo alunos do Ensino Médio, em João Pessoa. Os debates da primeira edição do Motimun abordarão a Crise dos Refugidos e a Crise dos Mísseis (1962).

As simulações têm uma dinâmica semelhante a um jogo. Que promove o conhecimento sobre diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e através de discussões em equipes. Nesse jogo, no decorrer dos debates, os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de estados, ministros, dentre outras funções, simulando processos de negociação e decisões que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais.

Divididos em comitês temáticos, os participantes têm a oportunidade de debater assuntos centrais da agenda internacional, tais como direitos humanos, questões sociais, segurança, economia, meio-ambiente, dentre outros. “Esperamos que os participantes aproveitem a experiência, pois por trás da simulação existe um ambiente de aprendizado e crescimento intelectual”, destacou o aluno do Colégio Motiva e secretário da Motimun, José Luiz Leite.

Desde o início o Motimun contou com grande interesse dos alunos. Tanto foi o sucesso da simulação que as inscrições se encerraram apenas quinze minutos após a abertura. No total, foram disponibilizadas apenas 43 vagas para os dois comitês, um histórico, Crise dos Mísseis, e outro atual, Crise dos Refugiados.

Iniciativa estudantil- O Motimun surgiu da inciativa de um grupo de alunos e ex-alunos, hoje universitários, do Colégio Motiva. Os estudantes já participavam de simulações organizadas por instituições de ensino superior dentro do estado, na região Nordeste e nacionalmente, e lançaram a proposta para a direção da escola.

“É com grande orgulho que o Motiva destaca que o Motimun foi uma criação de um grupo de alunos. Jovens de quinze, dezesseis, dezessete anos que desde o início mostraram coragem, conhecimento e competência para desenvolver em parceria com a escola esse grandioso evento”, comentou o vice-diretor do Motiva Miramar, Felipe Lucena.

Programação- O Motimun inicia suas atividades com a Sessão Solene de Abertura, no dia 20 (sexta-feira), às 18h30, no Auditório do Motiva Ambiental. Na oportunidade, o evento contará com a participação do professor Allyson Campina que trará uma palestra com a abordagem das duas temáticas apresentadas no evento. O professor é mestre pela Universidade Federal de Campina Grande, especialista na área de historiografia e ensino de história, com licenciatura plena em história pela universidade federal da paraíba. Leciona a disciplina de História no Colégio Motiva da unidade de Campina Grande, onde atua também como coordenador de Tecnologias Educacionais e coordenador de área de Ciências Humanas.

No dia 21 (sábado), a simulação começará pontualmente às 8h, indo até às 12h20, e retomando às 14h, finalizando as atividades do dia às 18h. Já no domingo, dia 22, as simulações continuam, das 8h às 12h20, e das 14h às 18h30, com a realização da solenidade de entrega das medalhas e Menções Honrosas fechando a programação do evento. Todas as atividades do Motimun acontecerão na unidade do Motiva Ambiental.

 

|Texto | Érica Chianca   |Fotos| Divulgação