Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Motimun premia dez alunos com Menção Honrosa em sua primeira edição

A primeira edição do Motimun – Motiva’s Model of United Nations foi encerrada ontem, dia 22, com a revelação do nome dos dez alunos que obtiveram destaque durante a simulação. Na oportunidade, foram premiados quatro alunos que participaram do Comitê de Crise Humanitária – Questão dos Refugiados na Europa e seis alunos do Comitê Histórico da Crise dos Mísseis de Cuba (1962). As medalhas e certificados foram entregues durante a cerimônia de encerramento do 1º Motimun, que aconteceu no auditório do Motiva Ambiental, em João Pessoa.

Os destaques do Comitê de Crise Humanitária – Questão dos Refugiados na Europa foram para os alunos Beatriz Baz, delegada da Croácia; Claudia Baz, representante da Grécia; Lucas Lira, representante da Itália; e Vitória Sodré, da delegação da Hungria. Já as Menções Honrosas do Comitê Histórico da Crise dos Mísseis de Cuba (1962) foram para as duplas das delegações da União Soviética, representada pelos alunos Lara Di Cavalcanti e Glaudir Donato; para os alunos Leonardo Torreão e Beatriz Eloy, representantes da delegação dos Estados Unidos da América; e para os alunos João Ricardo Medeiros e Raphael Maciel, representantes da delegação de Cuba. Outro aluno reconhecido durante a cerimônia foi Luan Coelho, representante da delegação do Egito, que por destaque ao seu bom desempenho recebeu uma Menção Oral do grupo de diretores.

A primeira simulação nos moldes das Organização das Nações Unidas realizada pelo Colégio Motiva, contou com a participação de 43 alunos. Cada aluno, ou dupla de alunos, representou dentro da simulação e em seus comitês um país. Ao longo dos dois dias de debates as delegações e seus representantes foram constantemente avaliados por uma equipe integrada por diretores que conduziram as mesas. Participaram da equipe de diretores do primeiro Motimun alunos e ex-alunos do Colégio Motiva com larga experiência em outras simulações e premiados em algumas oportunidades, e organizadores de simulações parceiras de outros estados, estudantes dos cursos de Direito e Relações Internacionais.

Os modelos das Nações Unidas, ou simulações, acontecem por todo o mundo fazendo com que as atividades desenvolvidas no âmbito desses fóruns de debates se tornem cada vez mais reconhecidas pela sociedade. As simulações têm uma dinâmica semelhante a um jogo onde participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de estados, ministros, dentre outras funções, simulando processos de negociação e decisões que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais.

Desde o início o Motimun contou com grande interesse dos alunos. Tanto foi o sucesso da simulação que as inscrições se encerraram apenas quinze minutos após a abertura. A Simulação do Colégio Motiva, nos moldes das reuniões da Organização das Nações Unidas, é uma iniciativa pioneira no estado da Paraíba no âmbito escolar. O evento aconteceu nos dias 20,21 e 22, reunindo alunos do Ensino Médio, em João Pessoa. Agora o evento segue para realizar a sua primeira edição na cidade de Campina Grande.

 

Acesse aqui para ver todas as fotos do evento!

 

| Texto | Érica Chianca  | Fotos | Artur Cavalcanti