Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Tribo Potiguara participa de atividades em programação alusiva ao Mês da Mulher

Indígenas de três aldeias, localizadas no município de Baía da Traição, litoral Norte da Paraíba, participaram, na semana passada, de atividades alusivas ao Mês da Mulher do Colégio Motiva. A programação envolveu as mulheres indígenas na realização de uma feirinha de artesanato e gastronomia, na apresentação do Toré e na participação em mesas redondas e palestras. O evento foi realizado nas unidades Oriental e Ambiental, contemplando alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio.

De acordo com a Pajé Maria de Fátima, uma das convidadas de honra do evento, o espaço aberto pelo Colégio Motiva foi muito positivo. “Agradecemos ao Motiva. Estar com os alunos, poder conversar e mostrar quem somos é muito importante para nós e para eles diante do contexto atual”, destacou. Além de marcar presença no Toré e na feirinha, a Pajé participou de uma mesa redonda com mais duas mulheres indígenas e pode dialogar diretamente com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Dentro da programação destinada às turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, as crianças puderam participar da feirinha, conhecendo artigos como os maracás, cocares, bijuterias com a utilização de sementes e alguns brinquedos. Todas as visitas foram interativas, além de tocar nos artigos, os alunos puderam conversar com os indígenas, tirar dúvidas e saber mais curiosidades sobre a cultura. Os dois segmentos também participaram da apresentação do Toré. Presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem no Nordeste, inclusive o povo Potiguara, o Toré é um ritual que une dança, religião, luta e brincadeira.

Já para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a programação foi organizada em uma tarde de atividades. O evento conduzido pela disciplina de Redação, através da professora Magda Juliana, reuniu as indígenas Potiguaras Natália da Costa, Karine França e a Pajé Maria de Fátima na mesa redonda ‘Mulheres Indígenas e Histórias de Vida’. Em parceria pelo segundo ano na programação do Mês da Mulher, a Universidade Federal da Paraíba apresentou, através de um grupo de alunas do Programa de Educação Tutorial Indígena, a palestra ‘Povos Indígenas e a participação feminina na universidade’. A atividade foi viabilizada através do curso de Antropologia, com a mediação do professor Estevão Palitot. Para finalizar o evento, os alunos puderam assistir ao documentário da ONU, ‘Mulheres indígenas: vozes por direito e justiça’.

 

Texto | Érica Chianca | Fotografia | Artur Cavalcanti