Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Alunos do Motiva têm textos publicados em jornal para crianças e adolescentes

Incentivar as crianças a ler e produzir conteúdo é uma das formas de desenvolver a criatividade delas e despertar um olhar crítico para os acontecimentos que as cercam. E é pensando nisso que o jornal tem se tornando um aliado nas salas de aula do Colégio Motiva, instigando nos alunos a capacidade de interpretar os fatos, de forma lúdica e interativa. Como resultado desse estímulo à leitura e elaboração de conteúdos, 18 alunos dos 4º e 5º anos do Motiva Jardim Ambiental, do bairro do Catolé, em Campina Grande, tiveram seus textos publicados na seção ‘Canal Aberto’ do Jornal Joca.

O Joca é um jornal quinzenal de circulação nacional, disponibilizado nas versões impressa e digital. Ele é elaborado especialmente para crianças e jovens, e, a partir de uma linguagem de fácil compreensão, traz notícias, reportagens, entrevistas e curiosidades sobre o mundo. A seção cujos textos dos alunos do Motiva foram publicados é um espaço para que os leitores possam mandar suas dúvidas e outros leitores, por sua vez, possam respondê-las, o que gera uma interação entre eles.

Na edição impressa 109, que circulou do dia 19 de março deste ano ao dia 2 de abril, constam duas perguntas que foram respondidas pelos leitores. Na primeira Uma das perguntas era: “Não consigo me concentrar para ler, o que faço?”, questionou Giovana S.,  10 anos. Para responder a esta pergunta, foram selecionadas três respostas de alunos do Motiva.

Uma delas foi a da aluna Valentina S., 9 anos. “Procure livros lúdicos, divertidos e que sejam do seu interesse. Uma dica seriam gibis e livros de curiosidades”, respondeu.

A segunda pergunta foi de Pedro O., 9 anos, e diz o seguinte: “O que você faria se acontecesse um apocalipse zumbi? ”. Nesta, os alunos do Motiva usaram a criatividade e a imaginação para elaborarem as suas respostas. Quatro delas foram escolhidas para ilustrarem a versão impressa do jornal.

Matheus, 10 anos, foi um dos alunos que pensou em uma estratégia para se defender do ataque: “Montaria uma equipe de guerreiros para batalhar contra os zumbis. Seria o herói da cidade, mas também daria crédito às pessoas que me ajudaram, né?”, imaginou.

Outras 11 respostas dos alunos foram publicadas no portal do Joca, respondendo aos dois questionamentos.

De acordo com a supervisora pedagógica do Ensino Fundamental, Marilaura Lígia, esse tipo de atividade ajuda a despertar não somente o gosto pela leitura e escrita, como também tem sido uma importante ferramenta pedagógica para fazer com que os alunos tenham uma percepção crítica do que acontece fora dos muros da escola. 

O anúncios aos alunos de que eles haviam sido contemplados com a publicação dos seus textos no Joca aconteceu na última quarta-feira (11), no Teatro Ariano Suassuna, no Motiva Jardim Ambiental, durante um momento de comemoração pela conquista deles.