Com o olhar curioso voltado para o palco do Teatro Ariano Suassuna, as crianças estavam atentas a cada informação que era repassada pelo chargista e cartunista campinense Lila, convidado para ministrar uma oficina de Humor Gráfico para os alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental, na unidade do Motiva Jardim Ambiental, no bairro do Catolé, em Campina Grande. A atividade aconteceu na manhã dessa quarta-feira (18) e foi promovida pela professora de Língua Portuguesa, Jussara Palmeira.
O objetivo da oficina, segundo a professora, foi proporcionar aos alunos o contato com um profissional que trabalhasse com os gêneros textuais que estavam sendo abordados em sala de aula, oportunizando um momento de aprendizagem. Na ocasião, Lila explicou aos alunos a diferença entre cartum, charge e caricatura, além de ter dado dicas sobre técnicas de desenhos.
Em sua fala às crianças, o convidado destacou a importância de interpretar esses gêneros textuais, pois eles estão presentes em vários momentos da vida, inclusive, em questões de vestibular. Além disso, ele enfatizou que, compreender o que as charges, cartuns e caricaturas comunicam, ajuda as pessoas a perceberem com mais criticidade os fatos que as cercam.
“Quando você ensina você está aprendendo. É uma troca de informações que ao mesmo tempo em que você dá você recebe. Ver a admiração das crianças também com o nosso trabalho é uma satisfação. Senti uma receptividade muito boa”, acrescentou Lila ao falar sobre a experiência de ministrar a oficina para os alunos do Motiva.
A aluna Maria Cecília, 12 anos, que é desenhista, achou a oportunidade ímpar para a aquisição de conhecimento. “Acho muito importante, até porque eu gosto muito de desenhar. No começo não desenhava bem, mas, aos poucos, fui me aperfeiçoando e desenvolvendo meu próprio traço. Esse momento também foi muito bom para ajudar a gente a interpretar o que está acontecendo a nossa volta”, pontuou a aluna.