Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Colégio Motiva conclui mais uma edição do Projeto Giroletras 

Um intenso envolvimento com o universo mágico da Literatura, refletido pelo protagonismo das crianças e adolescentes, que, através da leitura e da escrita, vem (re)descobrindo novas formas de se posicionarem no mundo em que vivem. Foi dessa forma que o Colégio Motiva concluiu mais uma edição do Projeto Giroletras, com destaque especial para o lançamento da 11ª edição do livro ‘Letras e Vozes’.

A  obra reúne os melhores textos produzidos ao longo do ano letivo pelos alunos Motiva, do 6º ano do Ensino Funtamental II a 3ª série do Ensino Médio, mas, em 2019, contou, também, com a participação de três escolas da rede municipal de ensino, da cidade de Pocinhos (Escola Padre Galvão, Escola Castro Alves e Escola Maria da Guia Sales Hermínio), cujos alunos colaboraram com produções textuais.

De acordo com o secretário de Educação do município de Pocinhos, Júlio Cezar Apolinário, a inclusão os textos dos alunos das escolas públicas no Letras e Vozes foi um marco importante na vida dos autores e de todos aqueles que fazem a rede municipal de ensino. Para o Colégio Motiva, a abertura desse espaço foi uma reafirmação do papel social da escola, de buscar meios para viabilizar a democratização do acesso ao conhecimento. 

O lançamento do livro aconteceu no último dia 7 e a culminância do Giroletras foi realizada no último dia 9, na Unidade Jardim Ambiental, no bairro do Catolé, em Campina Grande, reunindo toda a comunidade escolar pelo objetivo de disseminar e valorizar a Literatura, em suas mais variadas nuances. 

Isso porque, a programação do evento, já consolidado como um dos mais importantes para a comunidade escolar, incluiu a apresentação de projetos transdisciplinares, musicais, feira literária, contações de histórias, piqueniques literários, encenações teatrais, espaços de interação, exposições e diversas outras atividades, que envolveram desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. 

Outro destaque da programação desta edição do Giroletras foi o lançamento de livros dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental II, em parceria com o Projeto Estante Mágica. 

De acordo com o coordenador do projeto, Márcio Leandro, todas essas atividades, que culminam com o encerramento do Projeto Giroletras, despertam, nos alunos, o prazer pelas habilidades de leitura e escrita e “é a validação da nossa contribuição para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes do seu papel, na vida em sociedade”, finalizou.