Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Motiva desenvolve atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil

O mundo encantado dos livros mexeu com o imaginário dos alunos do Motiva de forma especial, nesta quarta-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato e, para comemorá-la, o Motiva Jardim Ambiental, no bairro do Catolé, em Campina Grande, desenvolveu uma série de atividades lúdicas, com o propósito de envolver ainda mais os alunos nesse universo mágico da leitura.

Ao longo do dia, houve contação de histórias, ao ar livre, para os alunos do Infantil e do Ensino Fundamental, com professoras caracterizadas para conferir mais ludicidade ao momento.

Além disso, as bibliotecas da escola também desenvolveram atividades específicas para a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil. Na biblioteca que recebe o nome do homenageado do dia, Monteiro Lobato, teve início o projeto ‘O Livro Misterioso’, no qual os alunos recebem um livro dentro de um envelope lacrado, que só pode ser aberto quando eles estiverem fora da biblioteca.

Esse projeto é voltado para os alunos dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e vai estar acontecendo ao longo deste mês de abril, considerado o mês do livro. Os alunos que levarem os livros misteriosos têm um prazo de 24 horas para a devolução das obras.

Já na Biblioteca Jorge Amado, está acontecendo, desde a última segunda-feira (16), a exposição ‘Quem dá o colorido é você’. Foram colocadas imagens para que os próprios alunos as pintem, à medida que forem passando pelo local, como forma de estimular a criatividade deles, deixando-os livres para usarem a imaginação e colocarem suas impressões nos desenhos.

O Dia Nacional do Livro

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem a um dos mais influentes escritores da literatura brasileira do século XX, o escritor brasileiro pré-modernista Monteiro Lobato. Ele nasceu em 18 de abril de 1882, motivo pelo qual esse dia é também chamado de Dia de Monteiro Lobato. Essa comemoração foi criada em 2002 por meio da Lei n.º 10.402/02.

Lobato, que dedicou grande parte de sua vida à literatura infanto-juvenil, é considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, a qual reúne brincadeira, leitura e aprendizado.