Com o objetivo de promover o reconhecimento e a importância da interseção da história da África com a do Brasil, está sendo realizada na unidade do Motiva Centro, em Campina Grande, a ‘Semana Afro-Brasileira’, com atividades pedagógicas voltadas à discussão desta temática. A programação teve início na terça-feira (8) e segue até a próxima sexta-feira (11), com a realização de sessões de Vídeo-conhecimento, Sarau, Sobremesa com Arte e Palco Aberto.
Na sala Cine Motiva, aconteceram as sessões do Vídeo-conhecimento (terça às 19h e quarta-feira às 15h30), com a exibição do filme ‘Origem de Uma Nação’, e contextualização dos professores Leônidas Mendes (História) e Rodrigo Vieira (Literatura).
Ainda na quarta-feira, foi realizado o Sarau Vozes Negras, durante os intervalos, no Espaço Cultural Poeta Amazan. Já nesta quinta-feira será o dia do Sobremesa com Arte, também com o professor Rodrigo Vieira, que fará uma reflexão sobre o curta metragem ‘Xadrez das Cores’, às 12h40, na sala Cine Motiva.
Durante os intervalos da quinta e sexta-feira, serão realizadas apresentações culturais no Espaço Cultural Poeta Amazan. Na quinta, haverá apresentação de Maracatu e Capoeira, enquanto que na sexta-feira quem se apresenta é o professor Tarciso Meireles, cantando músicas de grandes artistas negros brasileiros.
A realização dessas atividades faz alusão ao Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, instituído pela UNESCO no Brasil, que preconiza o ensino dessas questões nas salas de aula brasileiras.
O Motiva entende que a abordagem dessa temática se faz necessária para o desenvolvimento de uma nova cultura escolar e de uma nova prática pedagógica que reconheça as diferenças étnico-raciais resultantes da formação da sociedade brasileira.