A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) premiou 99 estudantes do Colégio Motiva, em Campina Grande e João Pessoa, na 27ª edição da competição acadêmica. Entre as premiações, o Motiva alcançou 37 medalhas de Ouro, 35 de Prata e 27 de Bronze. Nesta edição, dois milhões de estudantes de todo o país realizaram a inscrição para participar das provas, reunindo alunos e alunas de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
Em 2024, a Comissão Organizadora distribuiu cerca de 50 mil medalhas, entre Ouro, Prata e Bronze, e todos os estudantes participantes receberão certificados, como também, os professores colaboradores. Ainda com o resultado, serão selecionados 60 alunos do Ensino Médio para participarem da Jornada Espacial, que neste ano acontecerá no Centro Espacial de Alcântara, localizado no estado do Maranhão.
A OBA tem a finalidade de fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências, promovendo o conhecimento de forma lúdica e cooperativa. A Olimpíada é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) com a parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Confira a lista de Premiados na OBA
Você sabia? – Algumas universidades do Brasil realizam processos seletivos específicos para quem participa de Olimpíadas Científicas, como a Olimpíada Canguru de Matemática. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são exemplos de instituições reconhecidas que utilizam as Olimpíadas como critério para algumas de suas vagas.