Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Beatriz Borba conquista Bronze na Online Olympiad in Linguistics de 2020

A aluna da 2ª série do Ensino Médio, Beatriz Borba e Silva, conquistou a medalha de Bronze na edição internacional de 2020 da Online Olympiad in Linguistics (Onling). A competição, que é destinada a alunos e alunas do Ensino Médio de todo o mundo, é organizada por um grupo do comitê que elabora questões para as olimpíadas de linguística da Ucrânia. Na edição, foram concedidas 146 medalhas, entre Ouro, Prata e Bronze, para os alunos que obtiveram as melhores notas. No Brasil, foram premiados apenas sete estudantes, sendo Beatriz a única paraibana a conquistar o título.

Em 2020, a prova da Onling foi disponibilizada em inglês, russo, espanhol, alemão, português, romeno, polonês, ucraniano, chinês, japonês e coreano. Os competidores tinham 4h30 para trabalhar em quatro problemas e digitar suas respostas, em uma prova cronometrada totalmente online e multimídia. “O conteúdo das questões em si não é no idioma que escolhemos, somente os enunciados é que são. Na edição, por exemplo, as questões trouxeram problemas em dialetos africanos e asiáticos. Uma das questões abordava o havaiano e leitura labial”, explicou Beatriz.

Ainda, de acordo com a aluna, o interesse pela área cresceu após a prática de exercícios para a Olimpíada Brasileira de Linguística e na participação em um grupo de aprofundamento em linguística, que acontece dentro do Colégio Motiva. “O grupo foi formado na escola, por iniciativa dos alunos e de um colega meu, Hugo Ramalho, com apoio do Motiva. Fui fazendo as questões e percebi que era uma coisa que me dava bem e me interessava”, comentou a medalhista.

Das sete medalhas conquistadas pelo Brasil, uma é de Prata e seis são de Bronze. Os medalhistas são de São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.  A organização da Onling defende que o evento tem como principal objetivo fazer com que os participantes compreendam a linguística como ciência, descobrir talentos e proporcionar prática para que os estudantes possam participar da International Linguistics Olympiad.

| TEXTO | ÉRICA CHIANCA     | FOTOS | ARTUR CAVALCANTI