O aluno Glauco Filho, do Ensino Médio, está em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, participando das seletivas para a composição da equipe brasileira de Astronomia. O grupo de estudantes brasileiros competirá na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica. A seletiva teve início hoje (11) e se estende até esta quinta-feira, dia 14.
Para o processo da seletiva, foram convocados apenas 207 alunos de todo o Brasil, de escolas privadas e particulares. Glauco foi um dos convocados em função do seu desempenho na prova do Ensino Médio da XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em 2023.
No momento da seletiva, serão realizadas duas provas teóricas e duas provas observacionais, uma no planetário e outra prática no céu, com observação, a olho nu ou com o uso de telescópios, e utilização de mapas celestes.
Após a etapa de provas, serão classificados os 40 alunos com melhor desempenho na média final, que seguirão para a etapa de treinamento. Esse grupo participará de dois momentos presenciais nos meses de abril e maio, e só após a realização desses dois encontros, é que a Comissão Organizadora fechará as equipes internacionais, com a classificação final de 10 estudantes.
A 17ª Internacional Olympiad os Astronomy and Astrophysics, será realizada de 17 a 26 de agosto, no Brasil. Já a 16ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica será realizada na Costa Rica, em novembro.