Indígenas de três aldeias, localizadas no município de Baía da Traição, litoral Norte da Paraíba, participaram, na semana passada, de atividades alusivas ao Mês da Mulher do Colégio Motiva. A programação envolveu as mulheres indígenas na realização de uma feirinha de artesanato e gastronomia, na apresentação do Toré e na participação em mesas redondas e palestras. O evento foi realizado nas unidades Oriental e Ambiental, contemplando alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio.
De acordo com a Pajé Maria de Fátima, uma das convidadas de honra do evento, o espaço aberto pelo Colégio Motiva foi muito positivo. “Agradecemos ao Motiva. Estar com os alunos, poder conversar e mostrar quem somos é muito importante para nós e para eles diante do contexto atual”, destacou. Além de marcar presença no Toré e na feirinha, a Pajé participou de uma mesa redonda com mais duas mulheres indígenas e pode dialogar diretamente com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Dentro da programação destinada às turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, as crianças puderam participar da feirinha, conhecendo artigos como os maracás, cocares, bijuterias com a utilização de sementes e alguns brinquedos. Todas as visitas foram interativas, além de tocar nos artigos, os alunos puderam conversar com os indígenas, tirar dúvidas e saber mais curiosidades sobre a cultura. Os dois segmentos também participaram da apresentação do Toré. Presente nas manifestações culturais de diversos povos indígenas que vivem no Nordeste, inclusive o povo Potiguara, o Toré é um ritual que une dança, religião, luta e brincadeira.
Já para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a programação foi organizada em uma tarde de atividades. O evento conduzido pela disciplina de Redação, através da professora Magda Juliana, reuniu as indígenas Potiguaras Natália da Costa, Karine França e a Pajé Maria de Fátima na mesa redonda ‘Mulheres Indígenas e Histórias de Vida’. Em parceria pelo segundo ano na programação do Mês da Mulher, a Universidade Federal da Paraíba apresentou, através de um grupo de alunas do Programa de Educação Tutorial Indígena, a palestra ‘Povos Indígenas e a participação feminina na universidade’. A atividade foi viabilizada através do curso de Antropologia, com a mediação do professor Estevão Palitot. Para finalizar o evento, os alunos puderam assistir ao documentário da ONU, ‘Mulheres indígenas: vozes por direito e justiça’.
Texto | Érica Chianca | Fotografia | Artur Cavalcanti