No Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) a proposta pedagógica da nossa escola privilegia a construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social. Para isso trabalhamos os conteúdos curriculares e temas aliados a valores como amizade, responsabilidade, justiça, solidariedade e paz, todos eles, de forma contextualizada. Nossa escola apresenta um sistema de avaliação trimestral do aproveitamento escolar do aluno baseado na verificação das aprendizagens nos campos conceituais, atitudinais e procedimentais.
Em nossa proposta curricular, os conteúdos são trabalhados como meio para desenvolver conceitos, habilidades e competências. Nossa escola acredita que as competências e habilidades contribuem para a formação intelectual, emocional e social dos nossos alunos. Dessa forma, nossos professores sistematizam o conhecimento científico, propondo aos alunos atividades diversificadas, diferenciadas e, principalmente, desafiadoras.
Linguagens: Em nossa proposta pedagógica, os estudantes são estimulados a compreender, selecionar e organizar as informações que circulam no mundo moderno, para que possam construir autonomia na aquisição de seus saberes relacionados a ter o que dizer e, sobretudo, saber como dizer.
Matemática: A matemática trabalhada no Colégio Motiva estimula o raciocínio do estudante com a aplicação de problemas do cotidiano, fazendo com que os alunos e alunas aprendam visualizando situações do seu dia a dia, para que possam entender os conteúdos e não simplesmente decorá-los.
Ciências da Natureza: No Colégio Motiva, as Ciências da Natureza são trabalhadas com o compromisso de promover habilidades de compreender e interpretar os fenômenos naturais, sociais e tecnológicos, para atuar no mundo de forma responsável, sustentável, ética e solidária.
Ciências Humanas: Trabalhamos essas disciplinas com foco na participação ativa dos alunos e alunas no processo de aprendizagem, tendo como eixos centrais o estímulo ao pensamento crítico e o desenvolvimento de uma atitude curiosa e investigativa, para que possam compreender a complexidade dos processos históricos, geográficos, sociais e culturais da humanidade.