Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II (Anos Finais) o Colégio Motiva amplia, numa perspectiva contínua de construção do conhecimento em espiral, sua prática pedagógica, na qual o aluno é motivado a expandir seus saberes, pautados no estudo, na disciplina, no compromisso e na ética. A responsabilidade social e ambiental também permeia nossas ações, contribuindo para a formação de um cidadão responsável com o meio em que vive, já que é parte dele, de modo a construir uma sociedade mais justa e harmônica. Uma articulação entre as diversas áreas do conhecimento (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática) converge para uma aprendizagem significativa e uma preparação sólida para o Ensino Médio e, consequentemente, para a vida.

Proposta Curricular

Matemática: A matemática trabalhada no Colégio Motiva estimula o raciocínio do estudante com a aplicação de problemas do cotidiano em sala de aula, fazendo com que os alunos aprendam visualizando situações do seu dia a dia, ajudando-os a entender os conteúdos e não simplesmente decorá-los

Linguagem: Fornecemos ao aluno instrumentos necessários para que ele consiga compreender, selecionar e organizar as informações que circulam no mundo moderno para que possa construir autonomia na aquisição de seus saberes relacionados a ter o que dizer e, sobretudo, saber como dizer.

Ciências da Natureza: No Colégio Motiva, as Ciências da Natureza são trabalhadas com o compromisso de promover habilidades de compreender e interpretar os fenômenos naturais, sociais e tecnológicos, para atuar no mundo de forma responsável, sustentável, ética e solidária.

Ciências Humanas: Trabalhamos essas disciplinas com foco na participação ativa dos alunos e alunas em seu processo de aprendizagem, tendo como eixos centrais o estímulo ao pensamento crítico e o desenvolvimento de uma atitude curiosa e investigativa, para que possam compreender a complexidade dos processos históricos, geográficos e culturais da humanidade.

Infraestrutura

BIBLIOTECA

As bibliotecas do Colégio Motiva estão em constante atualização e crescimento, buscando maior qualidade em seu acervo e nos vários serviços prestados à comunidade escolar. Em todas as unidades, o aluno encontra um ambiente muito agradável, totalmente climatizado, confortável, com amplo acervo bibliográfico, catálogo e empréstimo informatizado, além de outros serviços.

AUDITÓRIOS E ANFITEATROS

Nossa escola possui, em todas as suas unidades, equipamentos adequados para a realização de pequenos, médios e grandes eventos.

COMPLEXO ESPORTIVO

Por entender que a prática esportiva é parte importante da formação do aluno, o Colégio Motiva dispõe de espaços adequados para o desenvolvimento do esporte. Dispomos de ginásios, quadras poliesportivas, arenas e salas reservadas.

SALAS GOOGLE

As salas Google são pensadas para estimular a criação, cooperação e compartilhamento de saberes, mediados pela tecnologia e orientação pedagógica. Através dos Chromebooks (notebooks pensados pela Google para fins educacionais), dos óculos de realidade virtual e dos aplicativos disponibilizados pela parceria com o Google for Education, nossos alunos e alunas realizam pesquisas e passeios virtuais, além de uma infinidade de possibilidades que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem. A proposta é tornar a aula mais dinâmica, interativa e inovadora.

LABORATÓRIOS

Espaços destinados à execução de experiências práticas que auxiliam o desenvolvimento de conceitos científicos e soluções para problemas complexos sobre diversos temas das Ciências da Natureza. Nossos laboratórios são equipados com aparelhagem moderna que possibilita ao aluno contato direto com experiências sobre os conteúdos ministrados em sala de aula.

Setor de Psicologia

O Colégio Motiva trabalha em duas vertentes: prevenção e intervenção. O setor, que é comandado por uma equipe de psicólogas especializadas, funciona como suporte técnico para a Equipe Pedagógica da escola, objetivando sondar as necessidades e as dificuldades dos docentes e discentes, para com isso orientar, mediar, intervir e elaborar estratégias capazes de viabilizar o desenvolvimento emocional e cognitivo.