O espírito esportivo e a empolgação dos alunos e de suas torcidas tomaram conta da XVIII edição dos Jogos Internos do Colégio Motiva de Campina Grande, realizada do dia 4 ao dia 12 de abril deste ano. Com o tema “Países da Copa do Mundo”, o evento movimentou a comunidade escolar em torno de performances sobre a geopolítica e a cultura dos locais escolhidos por meio de sorteio, além de unir a prática esportiva com a solidariedade.
Ao todo, seis países foram representados e aconteceram mais de 260 jogos em oito modalidades, que contaram com a participação de 1,2 mil atletas, de acordo com a Coordenação de Esportes da instituição. Para além das disputas, os alunos também se mobilizaram em torno de uma atividade de cunho social, desenvolvida pela primeira vez durante os jogos da escola. Esta atividade consistiu na arrecadação de fraldas geriátricas que vão ser doadas para instituições que acolhem idosos de Campina Grande e região, com data de entrega a ser definida.
A inserção da ação solidária nos Jogos Internos do Motiva fez parte de um grupo de cinco itens analisados para compor o resultado final dos jogos deste ano. As apresentações da abertura do evento, a limpeza das salas de aulas, a disciplina durante as competições (fair play) e o somatório das medalhas foram os outros critérios para pontuação final. A Coordenação de Esportes está analisando a execução dessas tarefas para divulgar o resultado final da XVIII edição dos Jogos Internos do Motiva.
As turmas dos 6º anos representaram o Egito, enquanto que os 7º, 8ª e 9º anos representaram França, Inglaterra e Colômbia, respectivamente. As turmas de 1º anos homenagearam a Alemanha e as dos 2º anos a Espanha.
Alunos dos 6º e 7º tiveram como critérios de competição a decoração da torcida na cerimônia de abertura, uma mini-gincana e a organização das salas de aula em que estudam.
Já os alunos dos 8º e 9º competiram com o desfile da abertura do evento, a organização das salas de aulas, a realização da ação social e o somatório de pontos das medalhas, além do fair play, que consistiu na avaliação da conduta esportiva dos participantes, de modo que posturas negativas implicaram em perda de pontos. Os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio competiram seguindo as mesmas particularidades da categoria anterior.
Os alunos dos 3º anos do Ensino Médio, por sua vez, realizaram um desfile temático de 12 minutos com tema livre, que foi marcado pelo sabor de vitórias e de saudades da vida colegial.
As competições realizadas ao longo dos Jogos Internos do Motiva, cujas disputas foram coletivas, foram nas seguintes modalidades: futsal, futebol society, handebol, vôlei e basquete, com jogos realizados no ginásio, na arena e no campo de futebol do Motiva Jardim Ambiental. Já no quadro de modalidades individuais, os alunos participaram de competições de natação, judô e xadrez, de modo que as competições aconteceram na piscina e sala de judô do Jardim Ambiental e nos ateliês, do Ambiental e do Centro.
“Vimos que as disputas esportivas nos Jogos Internos do Motiva foram de alto nível. Além disso, exerceram um grande espetáculo de cultura mundial na solenidade de abertura e a solidariedade, com a grande quantidade de doações de fraldas geriátricas. Assim, presenciamos situações que colaboram com a formação do caráter dos nossos alunos”, avaliou o coordenador de esportes do Motiva, Valbio Leite.
Ainda na avaliação de Valbio, as competições “transcorreram de forma muito tranquila, como nos anos anteriores, e os nossos atletas exerceram os aspectos mais importantes da atividade esportiva: a união, o caráter, a determinação”.