Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Aluna Motiva, Maria Eduarda Almeida, lidera ranking paraibano na Vela

A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Motiva, Maria Eduarda Almeida vem liderando o ranking da categoria Optimist, na Paraíba. Destacando-se entre praticantes da Vela no estado e no cenário nacional, a atleta conquistou a 10ª posição individual no ranking geral no Campeonato Brasil/Centro de Optimist. O evento aconteceu no mês de julho, na represa do Yacht Club de Santo Amaro, em São Paulo.  

De acordo com a atleta, para representar a Paraíba no campeonato, foi necessário passar pelas etapas classificatórias estaduais. “Neste ano, tivemos oito etapas dos campeonatos para o ranking paraibano. Ao participar das etapas, são somados pontos para saber a classificação final dos competidores. Quem tiver mais pontos, representa o estado ”, explicou Eduarda. 

No Campeonato Brasil/Centro de Optimist, Maria Eduarda competiu na individual e por equipes, com 23 barcos participantes do evento. 

A atleta, que treina nos finais de semana em seu barco chamado Ligeirinho, contou que seu pai sempre gostou do universo da vela e que em 2020 foi surpreendida por ele quando recebeu de presente um barco. “Fiquei surpresa quando vi o barquinho amarelo na garagem de nossa casa. Embora ele seja um item de colecionador, foi ele quem nos incentivou a começar a velejar. Começamos com as aulas e em uma semana já tinha aprendido o básico. Quando fui aperfeiçoando, começamos a fazer passeios para a ilha de Areia Vermelha”, relembrou Eduarda.

Ainda em 2020, ano em que aprendeu a velejar, a atleta conseguiu sua primeira medalha. “Foi no Fest Vela 2020, um campeonato amistoso. Foi bom receber aquela medalha. Ainda no mesmo ano iniciei a participação nas etapas do paraibano”, comentou.

 Seguindo a agenda de competições, Maria Eduarda participará, no mês de dezembro, do Norte-Nordeste, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba. Em 2022, a atleta marcará presença no Campeonato Brasileiro, que acontecerá na praia de Maria Farinha, em Pernambuco. A atleta compete na categoria Optimist, classe do barco à vela para crianças de 7 a 15 anos.