O Colégio Motiva entregou, na quinta-feira passada, dia 07, ao Complexo Pediátrico Arlinda Marques uma doação de 1.168 brinquedos. As doações foram fruto de uma campanha de desapego realizada no mês de outubro, em 2019, entre os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, mês que as crianças geralmente são presenteadas com novos brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças. Em relação a campanha realizada em 2018, houve um crescimento de 75,9% no número de arrecadações, indicando o sucesso da ação.
As doações integrarão o novo acervo da brinquedoteca do complexo hospitalar. De acordo com a coordenadora do setor de pedagogia do complexo e uma das responsáveis pelo espaço, Francisca Varela, parte dos brinquedos também serão distribuídos com as crianças internas como forma de presenteá-las no ato da alta hospitalar, já que nem todos os tipos de brinquedos podem ficar no hospital, devido ao cumprimento de regras específicas de higiene e controle de infecção.
“Desenvolvemos várias ações na área de humanização por meio das atividades da brinquedoteca e do Grupo de Trabalho Humanizado. Todos os dias nossa equipe reúne as crianças que participam de várias atividades lúdicas e educativas. Ficamos muito felizes com mais um ano de parceria com o Colégio Motiva. A doação dos brinquedos é de grande importância para o trabalho do setor, principalmente para as ações de humanização que são realizadas pela unidade de saúde”, destacou Francisca.
Além das atividades diárias, o hospital também realiza ações em datas comemorativas, como no Natal, Dia das Crianças, Páscoa, com o intuito de levar um pouco de alegria e descontração como também elevar a autoestima das crianças internas como forma de ajudar no tratamento.
Foram doados pelas famílias e por nossos alunos e alunas, brinquedos usados, em ótimo estado de conservação, para bebês e crianças, fantoches, pelúcias, bicicletas, patinetes, entre outros, além de 35 livros e 6 DVD’s infantis. Todo o material recebido na escola durante a campanha, passou por uma triagem para a separação por faixa etária e tipologia, além da higienização.
O Complexo Hospitalar Arlinda Marques realiza uma média mensal de três mil atendimentos de urgências e emergências no hospital e uma média de 11 mil atendimentos e 33 mil procedimentos no ambulatório.