Colégio Motiva
Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Equipe do Colégio Motiva conquista Prata em Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial

A Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial divulgou o resultado final de sua 1ª edição e uma equipe do Colégio Motiva conquistou medalha de Prata. A competição acadêmica é realizada pelo Instituto Alpha Lumen, pela Pan American Development Foundation, com apoio da BOEING, parceiros no programa STEAM Americas – Brazil, Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais (Inpe) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA.

O grupo, formado pelos alunos Leonardo Marinheiro, José Francisco Cruz, Bernardo Siqueira, Matheus Nóbrega e Marina Ramos, todos estudantes da 3ª série do Ensino Médio de João Pessoa,  com o resultado alcançado, parte para a participação na segunda fase da competição acadêmica. Na nova etapa, a equipe trabalhará na apresentação de uma solução para o desafio proposto relativo a Satélites, Terra e Espaço, utilizando e expandindo os conhecimentos trabalhados durante a primeira fase. 

Em julho, o grupo participará da Semana da Escola Avançada de Tecnologia, em São José dos Campos, São Paulo.  O evento é uma imersão para estudantes dos times vencedores da primeira fase da Olimpíada, vindos de todo o Brasil. Na semana, a equipe participará de oficinas e palestras com cientistas e profissionais especializados, além de marcar presença no evento Space Days e realizar visitas a centros de pesquisas, museus e planetários. 

Ainda durante o evento, a equipe do Colégio Motiva participará da Mostra de Ciência, Tecnologia e Espaço. O grupo apresentará o resultado do trabalho desenvolvido para a segunda fase da Olimpíada e submeterá os resultados ao júri especialista. O juri será composto por profissionais dos institutos parceiros que realizam a Olimpíada, além de grandes empresas apoiadoras nacionais e internacionais. A avaliação terá como o objetivo pontuar o projeto desenvolvido pelos times e reconhecer os grandes vencedores da segunda fase. 

A OICEA é uma olimpíada que visa apresentar mais de perto a área espacial a estudantes e professores de escolas em todo o território nacional e internacional, mostrando-a como poderosa ferramenta, tanto na geração de soluções efetivas para a sociedade quanto de inclusão e desenvolvimento socioeconômico. Ao longo da Olimpíada, os participantes são desafiados a resolver problemas de matemática aplicada e lógica computacional, estudar e apresentar problemas presentes em suas comunidades locais, regionais ou nacionais associados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e propor soluções.