Uma equipe do Colégio Motiva, formada por alunos do Ensino Médio, de João Pessoa, conquistou a medalha de Bronze na etapa nacional da Jornada de Foguetes. O concurso, que realizou em 2021 a sua 15ª edição, é organizado pela Universidade do Rio de Janeiro, com a parceria de entidades como o Instituto de Aeronáutica, a Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Participaram do concurso alunos de todo o país, matriculados no Ensino Médio e no Ensino Superior.
De acordo com os alunos medalhistas, Eduardo Henrique Goes, Pedro da Costa e Vitor Gabriel Nascimento, o protótipo de foguete, criado pelo grupo, alcançou a marca de 150 metros de distância de sua base. “Com essa marca conseguimos o recorde dos lançamentos feitos por todas as equipes do Motiva que chegaram a participar do concurso. Já na competição nacional, esse ano os lançamentos tiveram grandes distâncias, com resultados excelentes e bem difíceis de serem alcançados”, confirmou Vitor Gabriel.
Mesmo com o nível elevado da competição de 2021, a equipe revelou que já estava confiante que conseguiria um bom resultado. “Construimos um protótipo bem resistente e perdemos pouco tempo tendo que reconstruir o foguete. Na verdade, só construímos dois modelos. Os lançamentos teste e algumas inovações que fizemos, como no caso do combustível, já nos deram certa confiança”, comentou Pedro da Costa.
A medalha e o bom resultado da equipe já vieram na primeira participação do grupo no concurso. Os alunos treinaram o lançamento do protótipo de foguete utilizando as dependências e a pista do Aeroclube de João Pessoa e foram comandados pelo professor Paulo Melo, da disciplina de Física.