Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Equipe do Motiva conquista medalha de Bronze em concurso de lançamento de foguetes

Uma equipe do Colégio Motiva, formada por alunos do Ensino Médio, de João Pessoa, conquistou a medalha de Bronze na etapa nacional da Jornada de Foguetes. O concurso, que realizou em 2021 a sua 15ª edição, é organizado pela Universidade do Rio de Janeiro, com a parceria de entidades como o Instituto de Aeronáutica, a Agência Espacial Brasileira e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Participaram do concurso alunos de todo o país, matriculados no Ensino Médio e no Ensino Superior.     

 

De acordo com os alunos medalhistas, Eduardo Henrique Goes, Pedro da Costa e Vitor Gabriel Nascimento, o protótipo de foguete, criado pelo grupo, alcançou a marca de 150 metros de distância de sua base. “Com essa marca conseguimos o recorde dos lançamentos feitos por todas as equipes do Motiva que chegaram a participar do concurso. Já na competição nacional, esse ano os lançamentos tiveram grandes distâncias, com resultados excelentes e bem difíceis de serem alcançados”, confirmou Vitor Gabriel. 

 

Mesmo com o nível elevado da competição de 2021, a equipe revelou que já estava confiante que conseguiria um bom resultado. “Construimos um protótipo bem resistente e perdemos pouco tempo tendo que reconstruir o foguete. Na verdade, só construímos dois modelos. Os lançamentos teste e  algumas inovações que fizemos, como no caso do combustível, já nos deram certa confiança”, comentou Pedro da Costa. 

 

A medalha e o bom resultado da equipe já vieram na primeira participação do grupo no concurso. Os alunos treinaram o lançamento do protótipo de foguete utilizando as dependências e a pista do Aeroclube de João Pessoa e foram comandados pelo professor Paulo Melo, da disciplina de Física.