Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Equipe do Motiva garante duas medalhas na Olimpíada Brasileira de Tecnologia

 

A Equipe Oriental, composta por cinco estudantes do Ensino Médio do Colégio Motiva, conquistou as medalhas de Ouro e de Prata na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). A competição, organizada pelo Instituto Alpha Lumen e o Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brasil), com apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), reuniu, em sua primeira edição, mais de três mil alunos de 15 estados do Brasil. Dividida em três etapas, a OBT já concluiu as duas primeiras, e realizará, a última, no mês de julho, onde as melhores equipes ganharão um curso no MIT, em Boston (EUA).   

Formada pela aluna Júlia Caroline Costa e pelos alunos Luigi Emanuel Martins, Gabriel Gomes, Eures Pessoa e Pedro Henrique Barros, a equipe garantiu o Ouro na primeira etapa. “A primeira fase consistiu em duas tarefas, por isso, dividimos o grupo em duas equipes. Uma parte dedicou-se à prova de matemática, com a resolução de desafios de matemática e lógica computacional. E a outra para escolher, estudar e apresentar uma problemática social de relevância, dentro de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU. Essa temática foi desenvolvida em um aplicativo”, explicou Júlia.  

De acordo com o professor da disciplina de Geografia, e orientador do grupo, Edson Rangel, para a definição da problemática, a equipe fez um levantamento local, através de pesquisas. “Chegamos ao problema da Dengue, que ano após ano vem sendo um desafio, apresentando grande incidência de casos em nossa cidade. O desenvolvimento de um aplicativo, com essa temática, teria como objetivo identificar, através da georreferência, as áreas com mais focos, auxiliando na intervenção por parte dos órgãos responsáveis”, destacou o professor. 

O APP pensado pelo grupo também possui caráter educativo e tem espaços para a participação direta dos usuários. “Os denunciantes podem fazer registro dos focos através de imagens, textos e vídeos. A ideia é dar em tempo real a situação da Dengue em nossa cidade, apresentando gráficos da incidência dos casos”, completou Júlia. O protótipo do APP, enviado na segunda etapa da competição, conquistou a Prata, ficando em 2º lugar geral, entre as 10 melhores ideias do Brasil.  

Pelo destaque nas duas primeiras etapas da OBT, a equipe, agora, prepara-se para viajar para participar da terceira etapa, o Desafio APP. Os estudantes do Motiva concorrem com os 10 times de melhor desempenho na competição. Os vencedores da etapa ganharão como prêmio um curso gratuito de uma semana no MIT Massachusetts Institute of Technology Brazil, em Boston, nos Estados Unidos.  

 

Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Tecnologia aqui.