Escolas da Paraíba participam de evento da Unesco em Salvador

Seis escolas das redes pública e privada de ensino da Paraíba representarão o estado durante Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da Unesco (Rede PEA-Unesco), que acontece este ano em Salvador, na Bahia. Com o tema central ‘Inovação Pedagógica: Transformar a Escola para Mudar o Futuro’ o encontro acontecerá nos dias 12, 13 e 14 desse mês de setembro, reunindo 583 instituições de todo o país.

Na Paraíba, até o momento, apenas seis escolas conquistaram o selo e participam da Rede PEA-Unesco, representando o estado nos encontros nacionais e internacionais. Entre as escolas participantes três delas são da rede pública municipal: a Escola de Ensino Fundamental Professor Paulo freire, a Escola de Ensino Fundamental Pedra do Reino e a Escola de Ensino Fundamental Aruanda.

As outras três escolas pertencentes ao PEA são as particulares Colégio Motiva (unidades de João Pessoa e Campina Grande) e a Kids School. Ainda de acordo com a coordenadora nacional este ano serão certificadas mais duas escolas paraibanas: o Colégio da Luz e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

De acordo com a coordenadora nacional da Rede PEA-Unesco, Myriam Tricate, a escola que possui o selo da Unesco caracteriza-se por buscar sempre novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da organização. “Uma escola associada deve, obrigatoriamente, estar alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e à Agenda da Educação 2030. Afinal, carregar a marca da Unesco é uma honra que demanda um alinhamento rigoroso de princípios e ações”, destacou Myriam.

Criada na década de 50, a Rede PEA une 10 mil escolas de 181 países em torno de princípios difundidos pela Unesco, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global. Concebida como polo difusor de inovação e qualidade na Educação, a Rede PEA deve contribuir ativamente para a conquista dos objetivos definidos pela Agenda da Educação 2030.