O aluno João Guilherme Gadelha, do Ensino Médio do Colégio Motiva, recebeu a medalha de Ouro, por ser escolhido como a melhor carta do estado da Paraíba, na 53ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens. O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases, reunindo alunos de até 15 anos de idade. A participação dos estudantes inscritos se dá por meio das escolas, que selecionam, entre as redações de seus alunos, as duas melhores cartas para representá-las no concurso.
A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde são selecionadas as três melhores cartas do país. A primeira do Brasil representará o país na fase internacional, realizada na Suíça.
Em sua 53ª edição, o concurso teve como tema a redação de cartas para as futuras gerações sobre o mundo que gostaríamos que elas herdassem. João escolheu em sua carta trabalhar um personagem que viveu no passado, em 1925, e que deixou um recado para a geração de hoje.
“Usei de um eu lírico em que ele está contando sobre a própria esperança. Ele está escrevendo de uma perspectiva de 100 anos atrás buscando melhoras para esse futuro agora. A esperança ela está diretamente conectada com esse tema”, explicou João.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas tem como objetivo fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar, incentivando a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás, apenas da China.