REORGANIZAÇÃO DOS HORÁRIOS DA SALA DE ESPERA
Srs. Pais ou Responsáveis (Ensino Fundamental – Anos Iniciais),
O momento de chegada e saída das crianças na escola merece atenção especial dos adultos, pois envolve aspectos muito importantes do desenvolvimento escolar e emocional. Se a criança chega à escola atrasada e perde a acolhida, a introdução às primeiras atividades do dia, com regularidade, ela pode atribuir pouco valor à organização dessas rotinas e apresentar-se menos disponível para o desenvolvimento pedagógico.
Do mesmo modo, ficar na escola após o horário de saída precisa da atenção da família. O fato de a criança observar, progressivamente, a saída dos colegas com seus familiares até ser transferida para outro ambiente da escola (Sala de Espera) e ficar sob os cuidados de profissionais com os quais não possui vínculos maiores deve ser acompanhado com muito cuidado. Algumas crianças podem apresentar ansiedades relacionadas ao medo de serem deixadas na escola. Sendo assim, a Sala de Espera é um ambiente destinado apenas às crianças cujas famílias estão se encaminhando para buscar seus filhos na escola.