Motiva - A Escola das Grandes Conquistas
Notícias

Aluno do Motiva é o único medalhista da Paraíba na 21ª Olimpíada Brasileira de Física

 

A Olimpíada Brasileira de Física, a OBF, divulgou o resultado final dos medalhistas da 21ª edição da competição. O aluno do Colégio Motiva, João Victor Souza, conquistou o Ouro e trouxe para a Paraíba a única medalha do estado na Olimpíada, que reuniu estudantes de todo o Brasil. A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física, com apoio do Conselho Nacional de Pesquisa, o CNPq.

De acordo com o aluno medalhista, desde pequeno sempre gostou da disciplina de Matemática e, só após ter seu primeiro contato com a Física, no 8º ano do Ensino Fundamental, é que descobriu sua nova paixão. “Foi amor à primeira vista. A Física é uma disciplina que despertou meu interesse e à qual me dedico bastante”, relembrou João Victor. Quanto a sua jornada de participações em Olimpíadas do Conhecimento, o estudante destacou que começou cedo. “A primeira foi na Olimpíada Pessoense de Matemática, no 6º ano. Eu sempre gostei dessa questão do desafio, ainda mais com as matérias que eu mais gostava. Desde então venho participando de competições”, destacou o medalhista.

Quanto ao resultado da OBF, seu Ouro nacional e única medalha da Paraíba, João Victor revela que não imaginava que seria medalhista. “Não imaginei que seria Ouro, Prata, Bronze, ou até mesmo uma Menção Honrosa. Apenas dei meu melhor na prova e esperei pelo resultado”, frisou.

Nesta edição da OBF, participaram estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio e Técnico, de escolas particulares e públicas. Organizada em três fases, a OBF possui provas teóricas nas duas últimas, e premia os melhores resultados, considerando os pontos de corte.  Devido ao isolamento social, imposto pela crise do Covid-19, a edição 2021 foi realizada em regime especial, com as três fases das provas aplicadas remotamente.

A Olimpíada Brasileira de Física é realizada desde o ano 2000 e tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física, identificando estudantes talentosos para estimulá-los a seguirem carreiras na área da Ciência e da Tecnologia.

 

Confira aqui a lista dos medalhistas da 21ª Olimpíada Brasileira de Física